Menu

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Montserrat

A história da igreja Matriz, sob o orago de Nossa Senhora do Montserrat se confunde com a história da formação de um dos primeiros núcleos de povoamento da região sul-mineira, Baependi. Há notícias de que em I .715, Tomé Rodrigues, estabelecido junto à margem direita do rio que recebera o nome de Baependi, no local denominado "Engenho", ergueu sua casa grande e ao lado uma singela capela sob o orago de Nossa Senhora do Montserrat, onde ficou guardada uma pequena imagem que, segundo a tradição, fora trazida da Ilha da Madeira, Portugal.

Algum tempo depois, foi oficialmente fundada a primeira "Capela de Nossa Senhora do Montserrat de Baependy". Em vista ao crescimento da população e ao desenvolvimento da freguesia, a paróquia passa a ser declarada de natureza coletiva de acordo com o Alvará Régio de 2 de agosto de 1752.


Nhá Chica

Ainda pequena Francisca de Paula de Jesus, que nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei (MG), chegou em Baependi (MG). Veio acompanhada por sua mãe e por seu irmão, Teotônio. Dentre os poucos pertences, trouxeram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.

A "Igrejinha de Nhá Chica", depois de ter passado por algumas reformas, é hoje o "Santuário Nossa Senhora da Conceição" que acolhe peregrinos de todo o Brasil e de diversas partes do mundo. Muitos fiéis que visitam o lugar, pedem graças e oram com fé. Tantos voltam para agradecer e registram suas graças recebidas. Atualmente, no "Registro de graças do Santuário", podem-se ler aproximadamente 20.000 graças alcançadas por intercessão de Nhá Chica.

Igreja do Rosário

Localizada na Praça Dr. Arthur Brasilio, foi construída por escravos que tinham devoção a Nossa Senhora do Rosário. Em 1820, foi criada pelos negros a Irmandade Nossa Senhora do Rosário e, a partir daí, o templo começou a ser construído. "Pai José", mestiço e escravo, tem seu nome ligado à história da igreja. À direita existiu uma sacristia demolida por ocasião da Ultima reforma, feita por Padre Inácio Kush em 1940. Grandes foram os melhoramentos que ele introduziu nessa reforma. Não existiam janelas laterais e ele as abriu, dando assim mais luz à igreja, forrou e pavimentou o piso com ladrilho hidráulico, pintou o coro e deu-lhe confessionários.

Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte

Localizada na Praça Argentino Rios, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte comprova a presença em Baependi de homens pardos, os descendentes de negros escravos que, em I 832, fundaram a Irmandade da Boa Morte, cujo compromisso foi formalizado no Rio de janeiro, em 2 de setembro de 1815.


A edificação da Igreja, no entanto, levaria ainda longos anos para ser concluída de acordo com o "requerimento de João Batista da Mota, aos 28 de julho de 1886, com o despacho diocesano de 4 de agosto de I 886." Na década de 40, a igreja passou por uma reforma geral, tanto na parte interna quanto na externa por iniciativa do Pároco Padre Inácio Kusk.

Espraiado do Gamarra


Cachoeira Espraiado Gamarra  fica há 14 km do centro de Baependi e seu acesso é faciel e rápido. Na margem do rio existem grandes bancos de área que formam belas praias e um grande poço 'espraiado' onde é possível banhar-se a vontade. O carro para ao lado da corredeira sendo de fácil acesso para todas as idades.

Cachoeira Itaúna



A cachoeira de Itauna está distante 20 km do centro de Baependi. Possui pequenas cascatas e um poço no qual é possível tomar um banho em suas águas.

Cachoeira do Juju


A Cachoeira do Juju com 130 metros em Baependi em MG dividida por algumas quedas. Ela fica no interior da cidade de Baependi e é uma das principais cachoeiras da região. Veja abaixo as informações sobre a trilha, como chegar e custos para visitar a Cachoeira do Juju.

Serra da Careta


Está localizada a 25 km de Baependi. Para se chegar até lá, é necessário seguir em direção ao bairro Vargem. O acompanhamento de um guia é aconselhado para a caminhada até o topo da serra, que possui 2.050 metros de altitude. A Serra proporciona uma privilegiada vista de todas as serras altas da Mantiqueira.